Parceria BLA e Associação FALA TERRA

FALA TERRA

É com muito gosto que celebramos o protocolo agora estabelecido com a Bright Lisbon Agency (BLA) da Escola Superior de Comunicação Social. Esta parceria vem permitir que nós e a BLA criemos sinergias, aproximando a linguagem para a igualdade e a diversidade das/os estudantes da licenciatura de comunicação que brevemente serão profissionais nesta área. Consideramos importante que estejam devidamente consciencializados para os estereótipos que são veiculados nos diversos canais de comunicação para poderem agir em prol da sua erradicação. 

Na associação Fala Terra temos como missão criar uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva promovendo o uso de comunicação para a diversidade no jornalismo, na publicidade, nas redes sociais e na informação organizacional. Defendemos esta comunicação como uma ferramenta estratégica para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o da Igualdade de Género e o da promoção de Organizações Inclusivas.

Erradicar a discriminação e os estereótipos baseados na cultura, na etnia, na idade, no sexo, na identidade e expressão de género, na aparência física, nas capacidades cognitivas, ou qualquer outra forma de discriminação, passa pela linguagem que usamos. Na maior parte das vezes perpetuamos estereótipos de forma inconsciente, tanto na comunicação pessoal como na das organizações, tal é a normalidade com que têm sido veiculados ao longo do tempo. Mas a boa notícia é que é possível mudarmos o panorama.

A linguagem que usamos é um reflexo da cultura e do ambiente em que vivemos. Como a sociedade está em permanente mudança e evolução, é fundamental atualizarmos a forma como comunicamos para o público. Tal como as pessoas, a linguagem é um organismo vivo que se adapta.

Junta-te a nós na mudança!

Carla Isidoro,
Fundadora e presidente da direção da Fala Terra

Junho de 2021

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *