Bright Talks: “Digital é a chave do Sucesso”

As Tendências da Comunicação e Marketing para o ano de 2021

No passado dia 11 de junho de 2021, a BLA apresentou a 6ª Edição das Bright Talks: “Digital é a chave do Sucesso” – que, devido ao atual contexto pandémico da COVID-19, foi realizada online. Para tal, contámos com a presença de especialistas na área da comunicação e do marketing, que debateram sobre três tendências no digital para este ano – Podcast, E-Commerce, e Eventos Virtuais – sendo:

  • Joana Rita Sousa, Filósofa e Estratega Digital. É licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e Mestre em Recursos Humanos pela Universidade Europeia. Em dezembro de 2018 fundou o #twitterchatpt.
  • Carolina Ogando, responsável de E-Commerce and Digital Coordinator da Sephora Portugal. É formada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa. Há 10 anos trabalha na Sephora Portugal tendo desempenhado diversas funções, tais como Coordenadora de Eventos e Digital Manager.

Durante todo o evento, ambas as oradoras foram interpoladas com diversas questões de forma intercalada e sobre os temas referidos anteriormente tornando o evento mais dinâmico e apelativo para os nossos participantes. Segundo Carolina Ogando, “mais do que uma pessoa partilhar o que faz sentido para si, temos de pensar no que é que as pessoas querem ouvir e no que é que aquele grupo de pessoas precisa”, ou seja, não basta apenas comunicar só para dizer que se comunica, mas sim é necessário comunicar tendo em conta o contexto no qual se está inserido e as características, necessidades, níveis de conhecimento e expectativas de cada público, “o mais importante é pensar no que queremos comunicar, quais os nossos objetivos e para quem queremos fazê-lo”, acrescenta Joana Rita Sousa.

Ao longo desta 6ª Edição das Bright Talks foram diversos os inputs valiosos transmitidos pelas convidadas. No que toca ao tema do Podcast, a possibilidade de uma sinergia entre o áudio e o vídeo pode ou não ser bastante vantajosa. Para Joana Rita Sousa, antes de se pensar em que formato o Podcast vai ser lançado e em que plataformas será publicado, tem de se “pensar o que se pretende e com que comunidade é que queremos falar, para depois escolhermos onde queremos disseminar o nosso conteúdo”. É ainda notável a ressalva de que “o nosso Podcast pode não agradar a toda a gente, mas nós também não queremos agradar a toda a gente (…) portanto, é importante construir conteúdos para um nicho”. Neste sentido, a oradora sugeriu diversas plataformas de streaming de podcasts: áudio – Google Podcasts, Apple Podcasts, Soundcloud, Anchor; vídeo – Vimeo.

Na beleza, área pela qual Carolina Ogando tem uma enorme paixão,  a mesma diz que “o vídeo é ainda mais importante (…) cada vez mais estão a surgir os formatos de live shopping e só é possível através do vídeo”. Para além do descrito, a oradora sugeriu diferentes podcasts sobre o marketing, sendo estes: Harvard Business Review e Total Retail Talks.

Os Eventos Virtuais, cada vez mais presentes nos dias que correm, são uma tendência no Agora e no Futuro. Para a responsável de E-Commerce and Digital Coordinator da Sephora Portugal, “é fundamental, quando fazemos um evento, conhecer e explorar a plataforma com a qual vamos trabalhar e garantir que os nossos convidados também a conhecem bem, para usufruírem do evento da melhor maneira”.
Numa pergunta final, onde o objetivo era perceber quais as apostas das oradoras para as tendências futuras no mundo do digital, Joana Rita Sousa afirma: “O Futuro – que está a começar agora e é o Presente – terá sem dúvida a presença de eventos híbridos. O “híbrido” tem uma vantagem: no presencial podemos dar uma experiência às pessoas que estão em sala; o digital permite-nos abrir o evento às mais diversas geografias”.

Relativamente ao E-Commerce, tema cada vez mais atual, foi alvo de destaque o uso de ferramentas de SEO que “está sempre a acontecer e não (…) se faz num dia, exige trabalho e pesquisa e nunca está fechado, é um trabalho para a vida”, declara Joana Rita Sousa. É algo que bem utilizado revela, para as organizações, um feedback bastante positivo, numa perspetiva de médio-longo prazo.

Ainda dentro desta área é preciso ter sempre em consideração a especificidade de cada cliente. Carolina Ogando defende que “o futuro vai passar muito pela massificação das marcas terem uma personalização de conteúdo dentro do site” – de forma a tornar a experiência de cada um única.

De facto, as organizações e todos os que trabalham na área da comunicação e marketing têm vindo a perceber a importância de estar a par e recorrer às tendências do digital, nomeadamente os Podcasts, Eventos virtuais e E-commerce, dado que estes podem contribuir nos mais diversos aspetos, para o sucesso e evolução de uma entidade.

Segue as nossas redes sociais, de modo a estares a par de mais conteúdos relacionados com as tendências do digital. Caso ainda não tenhas visto a 6° edição das Bright Talks, visita o Facebook da BLA e vê o evento completo.

Link direto para o evento

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *