SpotLight – Os formatos de vídeo que são tendência em 2021

Na BLA acreditamos que qualquer marca deve estar a par das tendências do digital para saber como melhorar a sua comunicação e aproximar-se do seu público-alvo. Como tal, neste artigo partilhamos uma das maiores tendências de comunicação para 2021: o vídeo.

Sem dúvida que o vídeo não é uma nova tendência, este encontra-se presente nas nossas vidas há muito tempo, mas tem vindo a crescer e a ganhar uma grande relevância no digital.

O vídeo pode assumir diferentes formatos, porém neste artigo focaremos a nossa atenção no vídeo curto e no storytelling em vídeo

Quer saber as vantagens que o vídeo pode ter na sua marca? Espreite este artigo e deixe-se surpreender.

Vídeo

Uma das coisas que a pandemia veio reforçar foi a importância do conteúdo online. A maioria das marcas viu-se obrigada a apostar no digital, sendo esta a única opção possível face às restrições impostas pelo confinamento no início do ano passado. No meio desta situação, o vídeo revelou-se líder na maioria das plataformas por inúmeras razões: 

  • Permite criar conteúdos mais criativos
  • Capta mais atenção do público-alvo
  • Aproxima a marca do público-alvo
  • Gera maior engagement (sendo que o algoritmo de algumas plataformas já valoriza e favorece este tipo de conteúdo acima de outros). 

Dentro do vídeo é possível destacar duas tendências que têm sido utilizadas e que podem ser benéficas para a comunicação de uma marca.

O vídeo curto 

É impossível ignorar o crescimento que o vídeo curto teve nos últimos tempos devido à sua duração e teor criativo. Desta forma, capta mais facilmente a atenção do seu público. Podemos comprovar isso com o crescimento que o Tiktok teve desde 2020 e que não mostra sinais de abrandamento. Seguindo o  sucesso deste tipo de conteúdo, o Instagram criou também a opção de vídeo curto – o Reels. Este serve para partilhar vídeos até 30 segundos. Em semelhança ao Tiktok, também o Reels teve uma enorme adesão por parte dos utilizadores do Instagram. Partilhar uma mensagem num vídeo curto é mais atrativo e dinâmico do que numa imagem estática. Além disso, o vídeo curto tem outra vantagem, uma vez que pode tornar-se viral facilmente e chegar, por esse motivo, a uma maior audiência, dando visibilidade à marca. É então possível perceber que a tendência do vídeo curto veio para ficar, sendo uma ótima aposta para qualquer marca.

O storytelling em vídeo 

Algo que é utilizado há bastante tempo no mundo da comunicação é o storytelling, sendo que este tem acompanhado o crescimento do vídeo pela sua capacidade de envolver o público-alvo. O storytelling, tal como o nome indica, é uma narrativa. A vantagem de ter uma narrativa em vídeo é o facto de estimular emoções e apelar aos sentimentos do público-alvo. Quanto mais pessoal e personalizado o vídeo for, mais o público-alvo se envolve com o mesmo e influenciado a sua relação relativamente à marca O storytelling em vídeo segue a lógica de que em primeiro lugar é importante captar a atenção do público-alvo, em segundo lugar, entretê-lo  e, por último, tem a função de ensinar ou informar sobre uma marca. Desta forma, garantimos que a mensagem é absorvida pelo público-alvo. O storytelling em vídeo é, por isso, uma estratégia excelente para as marcas que queiram passar certas informações ao seu público-alvo de maneira a que este, além de criar uma ligação com a marca, ganhe interesse e assista o vídeo até ao fim. Embora criar um vídeo pareça uma tarefa fácil, esta envolve muito mais trabalho do que aparenta. Desde a captação do vídeo à sua edição, existe um processo complexo e planeado estrategicamente por trás. Por esse motivo, o ideal é recorrer a serviços especializados para garantir o melhor produto final e, consequentemente, retorno em resultados.

Neste sentido, damos a conhecer a Bright Lisbon Agency, a Júnior Empresa da Escola Superior de Comunicação Social, que com a sua visão estratégica e criativa, oferece vários serviços na área da comunicação, sendo que dois deles abrangem o vídeo:

– a Captação e Edição de Vídeo, Fotografia e Áudio 

– o Motions Graphics

Ambos os serviços são ideais para ajudar uma marca a ter sucesso através de uma das principais tendências deste ano: vídeo

A Bright Lisbon Agency apresenta serviços no seu portfólio na área de vídeo, tendo já desenvolvido projetos como um vídeo promocional em Motion Graphics para a Nova Junior Consulting. Neste vídeo, através do desenvolvimento de peças de comunicação animadas foi criada uma narrativa dinâmica e criativa que teve como finalidade gerar um maior impacto visual e, consequentemente, captar a atenção, cativar  e envolver o público-alvo na sua narrativa. Assim, conseguiu criar empatia e aproximar-se do seu público-alvo.

Bullet points:

  • Uma das principais tendências da comunicação para 2021 é o vídeo
  • O vídeo é o formato líder em diversas plataformas
  • Neste artigo abordamos duas tendências relacionadas com o vídeo:
    • O vídeo curto 
    • Storytelling em vídeo
  • A Bright Lisbon Agency oferece vários serviços, sendo que dois deles estão relacionados com o vídeo: a Captação e Edição de Vídeo, Fotografia e Áudio; o Motions Graphics
  • Dentro do serviço de motions graphic, a Bright Lisbon Agency realizou um vídeo promocional para a Nova Junior Consulting

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *