SpotLight – Tendências do Marketing para 2021

Para abrir o  novo blog da BLA, queremos dar-te a conhecer as maiores tendências de marketing para 2021. Segundo a FLAG, empresa formadora nas áreas do design, criatividade e comunicação, – e parceira da BLA – a melhor aposta que uma empresa pode fazer este ano é em vídeo: quer seja em lives, em partilha de conteúdos por vídeo, em venda de produtos nesses mesmos vídeos, quer seja em eventos digitais e híbridos.

No caso das lives, a tendência começou em 2020 e rapidamente se tornou um dos formatos mais bem sucedidos na comunicação. O crescimento causado pelo isolamento social generalizado fez com que o canal crescesse em números recorde de audiência e prevê-se que o crescimento continue em 2021. A tendência parece ter vindo para ficar, uma vez que os criadores de conteúdo encontraram nas transmissões em direto algo muito desejado pelos seguidores: um canal de comunicação que confere autenticidade e proximidade, graças à interação em tempo real e sem edição. Atentos a esta tendência, o Instagram já anunciou estender a duração máxima das livestreams para 4 horas e permitir o download do vídeo até 30 dias depois.

Adicionalmente, os vídeos também vão continuar a ser uma aposta devido à atenção que captam e ainda pelo alcance que atingem dentro das redes sociais e pela sua facilidade de partilha entre seguidores.

Para acompanhar a tendência da partilha de conteúdos via vídeo, pode começar a visualizar-se as compras online via vídeo. Focando-se nos desejos de rapidez e conveniência que caracterizam os consumidores atuais e aproveitando-se da popularidade do vídeo, marcas como a Google já projetam apps e funcionalidades que irão  permitir o utilizador comprar um produto na própria aplicação. O objetivo será encurtar a jornada do consumidor e permitir a visualização rápida e completa do produto, facilitando o processo de compra. A app Shoploop, da Google, – baseada neste conceito – já está em fase experimental (apesar de não estar disponível em Portugal) e é considerada uma das maiores tendências de 2021.

Por último, os eventos digitais vão ser uma aposta de peso este ano devido à pandemia, contando com o aparecimento de bilheteiras online para assistir a eventos também eles online e com transmissão ao vivo. A Google e o Facebook já têm fundos destinados a este tipo de eventos e ainda uma funcionalidade dentro da própria rede social Facebook para a criação de páginas de transmissão em direto pagas. Assim como os eventos digitais, os eventos híbridos vão crescer de modo a satisfazer as necessidades dos consumidores que podem escolher entre assistir ao evento online ou ao vivo. 

Estas tendências foram o resultado do imprevisível ano 2020 que nos obrigou a adaptar e a migrar para o digital. Por isso, para todos os profissionais de Comunicação, a aposta deve ser em conteúdo dinâmico, privilegiando o vídeo e apostando cada vez mais no online.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *