O Movimento a que damos voz

Em comemoração do Dia Internacional da Juventude, hoje refletimos sobre a importância dos jovens no mundo, em especial o empresarial, contando com o testemunho de alguns membros da Bright Lisbon Agency.

O Dia Internacional da Juventude é celebrado a 12 de agosto, por resolução da ONU em 1999, precisamente 1 ano depois do encerramento da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude realizada em Lisboa em 1998.

Atualmente, e de acordo com as Nações Unidas, existem 1,2 mil milhões de jovens entre os 15 e os 24 anos, o que corresponde a 16% da população mundial.

A celebração deste dia prende-se com o valor que a ONU reconhece aos jovens na “construção de sociedades sustentáveis, inclusivas e mais justas para todos”, enaltecendo a sua “imaginação, a criatividade e a energia”.

Estas características são transversais a várias áreas da sociedade, incluindo o mundo empresarial, com o nascimento do Movimento Júnior em 1967. Representado pela JE Global (Junior Enterprises Global), este Movimento abrange atualmente 1227 Júnior Empresas por todo o mundo e outras tantas Júnior Iniciativas das mais diversas áreas.

As Júnior Empresas são semelhantes a empresas reais cujo principal objetivo é aplicar o conhecimento teórico adquirido num Ensino Superior num contexto empresarial, elevando a próxima geração de líderes.

Em Portugal, a primeira Júnior na área da Comunicação foi a Bright Lisbon Agency, fundada em 2016. A atual Presidente, Beatriz Costa, viu na BLA um projeto em que podia ter um contacto mais próximo do mercado de trabalho, ainda estando no Ensino Superior, encarando a sua entrada como um desafio a si mesma e uma oportunidade de se conhecer melhor, como trabalha em equipa e como consegue gerir o tempo.

Para Beatriz,

“pertencer ao Movimento Júnior significa desafiarmo-nos a nós próprios todos os dias, permitindo-nos ter um olhar mais crítico da realidade à nossa volta. Crescemos imenso, aprendemos e erramos e o mais importante: desenvolvemos as nossas competências e conhecemo-nos melhor.”

Também Joana Fernandes, Vice-Presidente da BLA, considera o Movimento Júnior uma excelente iniciativa que fomenta as relações entre diferentes áreas de estudos e instituições de Ensino Superior (networking). Na altura da sua entrada, em 2019, recorda que o que a motivou foi também o contacto com o mercado de trabalho e a experiência que advém da aplicação dos conhecimentos do curso em casos reais.

Um ano depois, Joana salienta a credibilidade da BLA dentro do Movimento Júnior, o que leva a um maior nível de compromisso, responsabilidade e dedicação por parte dos membros.

Mariana Barreiros, membro do departamento de Design e Imagem, partilha esse ponto de vista, considerando que tudo o que é desenvolvido antes do mundo do trabalho é benéfico na medida em que vai servir para algo mais tarde, fornecendo experiência e motivação. Desse modo, para Mariana o esforço compensa sempre.

Mas não é só em Design e Imagem que há esta vontade de fazer mais e melhor. Para Pedro Castro, membro do departamento de Comunicação Estratégica, o Movimento Júnior é muito importante para o crescimento, não só dos jovens, mas também do mercado, dado que pode estar muito associado a novos conceitos, novas ideias e formas de trabalhar, promovendo a evolução do mundo empresarial. Nesta linha de pensamento, também Joana Ramalho, colaboradora do mesmo departamento, destaca a capacidade de adaptação e de inovação dos jovens e a nova visão que o Movimento integra no mundo empresarial.

Por fim, também no departamento de Recursos Humanos, os membros procuram um ponto de contacto com o mercado de trabalho. No seu testemunho, Mafalda Miranda afirmou que a BLA lhe permitiu perceber como funciona o mundo empresarial, que projetos se realizam, bem como a responsabilidade que se tem de ter.

Ficaste interessado no Movimento Júnior? Podes conhecer melhor esta iniciativa no site da JE Global. Para um ponto de vista mais local, podes visitar o site da JE Portugal ou ler este artigo no âmbito do Dia Mundial do Júnior Empresário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *