Mundo Júnior : JUNITEC

Hoje apresentamos-te a primeira Júnior Empresa de Portugal, fundada em 1990, a JUNITEC, que se dedica ao desenvolvimento de softwares, nomeadamente:

  • R&D;
  • Aplicações;
  • Digitalização de empresas.

Esta é constituída por estudantes do Instituto Superior Técnico que se regem por um espírito empreendedor e inovador, desenvolvendo projetos de engenharia.

Desta forma, permite melhorar as capacidades técnicas dos membros ativos, apresentando-se como um elo de ligação entre os estudantes e o meio empresarial.

De momento, a JUNITEC está a trabalhar num projeto para a CCEnergia, que visa criar uma plataforma de auditoria energética de edifícios, desde a recolha de dados de campo, à produção de um relatório final de certificação. Para além disso, está também a trabalhar com a Thales Group e com a UnbabelE.

Com 30 anos de história, a Júnior destaca como momentos altos da sua história a recente atribuição do prémio de Júnior Empresa mais empreendedora da Europa, na última Winter Conference, realizada no final de fevereiro em Bruxelas e, também, o lançamento da EagleStream, vencedora do prémio Startup Voucher, com um prémio de 30000€. Esta é uma startup desenvolvida pela JUNITEC, que parte da lógica de interação do público enquanto criador de conteúdo.

Atenta às responsabilidades sociais, eventos tecnológicos e académicos, é de salientar um dos maiores eventos fundados pela JUNITEC, o TecStorm. Este evento é dedicado ao desenvolvimento de novas ideias e à criação de novos projetos. Pensado para estudantes universitários inovadores, capazes de gerar mudanças positivas no paradigma da sociedade, alia assim a tecnologia ao empreendedorismo.

A primeira edição tomou lugar em 2017, no Instituto Superior Técnico e foi crescendo, sendo atualmente uma das maiores competições de tecnologia do país, tendo jácontando com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Para além da consultoria, a Júnior Empresa possui ainda um departamento que tem como objetivo lançar startups de base tecnológica, como a EagleStream. No último ano, este departamento levantou mais de 80000€ em investimento externo. Para além disso, a Júnior Empresa já ajudou a criar outras empresas como a CEiiA Innovagency, Terraprima, Magamedia, Uauvision e Wizi.

Ficaste interessado? Fica a par das novidades da JUNITEC e segue as suas redes sociais: FacebookLinkedIn e Instagram.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *