Mundo Júnior: JE Portugal

Em comemoração do Dia Mundial do Júnior Empresário, hoje apresentamos-te a génese do Movimento Júnior Português.

A Europa foi o berço do Movimento Júnior surgindo, em 1967, a primeira Júnior Empresa — a Júnior ESSEC, em França. Com o crescimento do número de Júnior Empresas nas décadas seguintes, cresce a necessidade de criar uma organização que as represente, a nível europeu, dando assim origem à Junior Enterprises Europe (antiga JADE), criada em 1990.

É na mesma década que o Movimento Júnior chega a Portugal, sendo a JE Portugala entidade responsável por acompanhar as Júnior Empresas e Júnior Iniciativas. A JE tem como propósito promover e divulgar o conceito de Júnior Empresa como elo de ligação privilegiado entre a comunidade académica e empresarial, apoiando a criação de Júnior Empresas e acompanhando as já existentes.

Quando à sua estrutura interna, a JE Portugal é constituída por 3 órgãos sociais: Direcção, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal. Os membros da Direção dividem-se por 5 cargos, sendo eles Presidente, Vice-Presidente, Tesoureiro, International Manager e Secretária-Geral. Para além destes órgãos, constituem também o organograma os Project Managers, que trabalham em conjunto com a Direção através da atuação numa área específica de desenvolvimento do Movimento.

Com uma visão clara do impacto que visa gerar no Movimento, a JE Portugal define como principais objetivos deste mandato:

  • Reforçar a aproximação de todas as Júnior Empresas à Federação;
  • Expandir o posicionamento institucional da federação e o conceito de Movimento Júnior a todos os órgãos de representação;
  • Propagar o conceito de Júnior Empresa a mais universidades, aumentando a nossa rede académica;
  • Apoiar o desenvolvimento de cada Júnior Empresa, através de um acompanhamento regular.

Como é que a JE Portugal descreveria o Movimento Júnior aos seus avós?

“Um grupo de estudantes irreverentes que trabalha por um mundo melhor! Em conjunto criamos oportunidades, resolvemos desafios e deitamos abaixo as barreiras que nos são impostas no ensino tradicional, atingindo um grande desenvolvimento pessoal, profissional e social. Tudo isto acontece a par com a educação formal que recebemos nas faculdades em que estamos inseridos e por meio de prestação de serviços a clientes reais.”

Ficaste a conhecer melhor a JE Portugal? Segue as suas redes sociais, no Facebook e no Instagram, para não perderes nenhuma atualização!

Direção da JE Portugal para o mandato 2019/2020

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *