Mundo Júnior: Aveiro Smart Business

Hoje damos-te a conhecer uma das Júnior Empresas fundadoras da Federação portuguesa: a Aveiro Smart Business. Fundada em 2008, tem como principal missão estabelecer uma forte ligação entre o meio académico da Universidade de Aveiro e o mundo empresarial.

Desde o início que os seus valores assentam na inovação, exigência, competitividade, interação e dinamismo. É através destes pilares que consegue oferecer a oportunidade aos jovens universitários de adquirirem e desenvolverem soft e hard skills, criando valor sustentado para os clientes com quem trabalham. Deste modo, prestam serviços em três áreas essenciais:

  • Comunicação e Design
  • Apoio ao Negócio
  • Estudos de Mercado

Em termos de estrutura interna, a Aveiro Smart Business tem 4 departamentos nomeadamente: Imagem e Comunicação, Comercial e Marketing, Recursos Humanos e, por fim, Financeiro. Consequentemente, incluem equipas multidisciplinares constituídas por alunos de vários cursos, desde design a engenharia, passando ainda por gestão, psicologia, entre muitos outros, projetando o futuro dos seus stakeholders e respondendo de forma mais eficaz às necessidades dos seus clientes e parceiros.

Ao longo dos seus 12 anos de existência, já contaram com vários clientes, de onde se destacam a Gecel, DSSV (Data Science, Statistics & Visualisation) e a IERA (Incubadora de Empresas da Região de Aveiro); bem como parceiros como a Caixa Geral de Depósitos, a Id-Identidade Digital, a Galileu, entre outros.

No entanto, a história desta Júnior não se fica pelos clientes. Em 2014, a ASB foi a responsável por organizar o jeniAL, o maior encontro nacional de Júnior Empresários, que ocorre todos os anos desde 2009. Com o objetivo de estreitar ligações entre os Júnior Empresários e fomentar o debate, essa 6ª edição teve como tema Indústrias de Diferenciação.

Mais recentemente, o trabalho desenvolvido pela Aveiro Smart Business tem sido reconhecido pela Universidade de Aveiro e pela antiga JADE Portugal, ao ser indicada como finalista para a atribuição de prémios a nível nacional: Prémio de Júnior Empresa Mais Promissora (2017), Prémio de Melhor Projeto do Ano (2018) e Prémio de Júnior Empresa Mais Inovadora (2018).

ASB foi ainda distinguida, em 2017, como Júnior Empresa Certificada, prémio entregue a apenas mais 3 Júnior Empresas nacionais naquele ano, e que pretende reconhecer a qualidade e boa estruturação organizacional das JE que alcançaram mais de 80% dos objetivos de desenvolvimento propostos pela JE Portugal.

O ano de 2018 foi ainda mais especial para a Aveiro Smart Business, uma vez que celebraram 10 anos de existência, um dos seus maiores marcos. Desde então têm continuado a crescer, dando início a um projeto de responsabilidade anual e tendo realizado, também, um estudo de mercado que contribuiu para a abertura de um reptilário em Aveiro.

Atualmente, a Júnior mantém-se ativa segundo os valores que a caracterizam, desenvolvendo à data um estudo de mercado interno, uma reestruturação do seu Conselho Estratégico e um projeto de Responsabilidade Social.

Ficaste curioso com o que aí vem? Fica atento ao site da Aveiro Smart Business ou passa pelas suas redes socias: InstagramFacebook e LinkedIn.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *